Bóson Treinamentos Início   Blog   Contato   Sobre
Assunto

Instalação do Linux Debian 6.0.4

Para instalar uma distribuição Linux primeiramente precisamos obter uma cópia do sistema operacional. Isso pode ser feito gratuitamente no site da distribuição, que em nosso caso é www.debian.org. Você pode baixar imagens de diversos tipos, incluindo imagens para CD, DVD, pendrive, instalação via rede, Live Install,  ou simplesmente um ISO para instalação em máquina virtual.
Vamos proceder à instalação do sistema operacional Debian 6.0.4 através de um CD/DVD. O processo de instalação em máquina virtual é idêntico. Insira a mídia que contém a imagem para instalação em seu leitor de CD/DVD e inicie (ou reinicie) o computador.
Não se esqueça de configurar o computador para iniciar (“dar boot”) a partir do CD/DVD na BIOS do sistema.
A mídia será lida e aparecerá a tela a seguir. Escolheremos “Graphical Install” para procedermos a uma instalação com modo gráfico. Pressione “Enter” após realizar a seleção (por meio das setas de direção do teclado).
Linux - 1.JPG


Na próxima tela escolha o idioma de sua preferência para o sistema. Escolheremos “Português do Brasil” e clicaremos em “Continue”.
Linux - 2.JPG


Agora escolha sua localidade. Escolheremos “Brasil”. Clique em “Continuar” (Note que a partir de agora o texto aparecerá em português).
Linux - 3.JPG


Na próxima tela escolha o layout de seu teclado. O mais comum é “Português Brasileiro (layout ABNT2)”. Clique em “Continuar”.
Linux - 4.JPG


Os componentes do instalador serão carregados a partir da mídia. Aguarde alguns instantes:
Linux - 5.JPG


O sistema tentará configurar a rede automaticamente via protocolo DHCP. Aguarde enquanto a operação é realizada.
Linux - 6.JPG


Caso o servidor DHCP não esteja presente ou não responda, você pode configurar a rede manualmente. Neste caso entre com o endereço IP que será atribuído ao computador:
Linux - 7.JPG


Na tela seguinte entre digite a máscara de sub-rede que será utilizada. Clique em “Continuar”.
Linux - 8.JPG


Insira o gateway padrão na próxima tela (endereço do roteador conectado à rede local). Clique em “Continuar”.
Linux - 9.JPG


Na próxima tela configure o servidor DNS (servidor de nomes). Você pode inserir até três servidores DNS nesta tela, separando-os por espaços. Caso você não use servidor DNS, deixe a tela em branco. Clique em “Continuar”.
Linux - 10.JPG


Na próxima tela digite um nome para a máquina. Usaremos para exemplificar o nome “debian”. Clique em “Continuar”.
Linux - 11.JPG


Na próxima tela configure o nome de domínio de sua rede, se houver. Caso você não esteja conectado a uma rede com domínio, pode usar qualquer nome. Clique em “Continuar”.
Linux - 12.JPG


Agora iremos inserir uma senha para o usuário Root. Este usuário é o principal usuário do sistema, com poderes de Administrador, e sua senha deve ser escolhida cuidadosamente. Certifique-se de não esquecer esta senha, ou será impossível administrar o sistema posteriormente.
Repita a senha no campo abaixo para verificação e clique em “Continuar”.
Linux - 13.JPG


Vamos agora criar um usuário comum para utilizar o sistema depois de instalado. É recomendável que você efetue logon sempre com um usuário comum por motivos de segurança. Digite o nome completo do usuário – por exemplo,  “Ana” -  e clique em “Continuar”.
Linux - 14.JPG


Agora digite um nome de logon para o usuário criado. Este será o nome da conta do usuário, que será utilizado para efetuar logon no computador. Digite o nome e clique em “Continuar”.
Linux - 15.JPG


Na próxima tela, escolha uma senha para o novo usuário e repita-a no campo inferior. Clique em “Continuar”.
Linux - 16.JPG


Aguarde agora enquanto o sistema tenta obter o horário a partir de um servidor de hora na rede. É recomendável que haja acesso à Internet durante a instalação.
Linux - 17.JPG


Ajuste o fuso horário selecionando a cidade onde você se encontra. Caso sua cidade não apareça na lista, selecione a cidade mais próxima do local onde você vive, ou uma cidade que possua o mesmo fuso horário. Clique em “Continuar”.
Linux - 18.JPG


Agora é a hora de particionar os discos rígidos de seu computador. Você pode optar por diversos métodos de particionamento. Como se trata de nossa primeira instalação, usaremos o método mais simples, que é “Assistido – usar o disco inteiro”. Clique em “Continuar”.
Linux - 19.JPG


Na próxima tela aparecerão os discos detectados em seu computador. Selecione o disco onde o sistema será instalado e clique em “Continuar”.
Linux - 20.JPG


Agora selecionaremos o esquema de particionamento. Há três opções disponíveis:

  • Todos os arquivos em uma partição
  • Partição /home separada
  • Partições /home, /usr, /var e /tmp separadas.

Usaremos o primeiro esquema (todos os arquivos em uma partição – para iniciantes). Clique em “Continuar”.
Linux - 21.JPG


Verifique agora se as opções selecionadas estão corretas e selecione “Finalizar o particionamento e escrever as mudanças no disco”. Clique em “Continuar”. Veja que devem aparece pelo menos duas partições: uma primária (ext3) e uma lógica (swap). Caso contrário, volte e reveja as opções configuradas.
Linux - 22.JPG


Para finalizar o particionamento e proceder à instalação do sistema, clique em “Sim” na opção “Escrever as mudanças nos discos”, e clique em “Continuar”.
Linux - 23.JPG


Aguarde enquanto o sistema básico é instalado. Essa operação pode levar vários minutos, dependendo da configuração de hardware de sua máquina.
Linux - 24.JPG


Se você possuir outros CDs/DVDs para instalação, clique em “Sim” na próxima tela, e os insira conforme for solicitado. Caso contrário, clique em “Não” (nosso caso) e clique em “Continuar”.
Linux - 25.JPG


Agora você pode configurar um espelho de rede para que o sistema possa baixar automaticamente pacotes necessários á instalação do sistema. É recomendável usar um espelho de rede, principalmente se você planeja instalar um ambiente grafico de área de trabalho. Selecione “Sim” (conexão à Internet necessária) e clique em “Continuar”.
Linux - 26.JPG


Aguarde agora enquanto o gerenciador de pacotes é instalado.
Linux - 27.JPG


Aguarde agora enquanto softwares diversos são instalados.

Linux - 28.JPG


Na próxima tela você pode decidir se deseja participar do concurso de utilização de pacotes, que é apenas uma estatística sobre os pacotes mais utilizados em seu sistema que é enviada aos desenvolvedores da distribuição.
Selecione se deseja participar e clique em “Continuar”.
Linux - 29.JPG


A próxima tela é muito importante. Nela, escolheremos algumas coleções de software adicionais para serem instaladas no sistema. Em nosso caso, escolheremos os seguintes itens:

  • Ambiente de Trabalho Gráfico
  • Servidor Web
  • Servidor de Impressão
  • Servidor DNS
  • Servidor de Arquivos
  • Servidor SSH
  • Utilitários standard do sistema.

Note que, quanto mais itens forem selecionados aqui, mais pacotes serão baixados da Internet.
Clique em “Continuar”.
Linux - 30.JPG


Aguarde enquanto o software selecionado é baixado da Internet e instalado em seu sistema. Essa operação pode levar vários minutos, até algumas horas, caso sua conexão à Internet seja muito lenta.
Linux - 31.JPG


Na próxima tela você pode especificar um nome para o grupo de trabalho ou domínio para a configuração do Samba Server. Veremos em um capítulo posterior qual a finalidade e como configurar o servidor Samba. No momento, aceite a configuração padrão (Workgroup) e clique em “Continuar”.
Linux - 32.JPG


Aguarde enquanto o software é instalado.
Linux - 33.JPG


Na próxima tela você será perguntado se deseja instalar o carregador de inicialização GRUB no registro mestre de inicialização. Selecione “Sim” e clique em “Continuar”.
Linux - 34.JPG


Aguarde enquanto o GRUB é instalado no sistema.
Linux - 35.JPG


Agora a instalação está completa. Retire a mídia do drive de CD/DVD (ou remova a imagem virtual) e clique em “Continuar” para reiniciar automaticamente o sistema.
Linux - 36.JPG


Durante a Inicialização aparecerá uma tela com as duas opções a seguir:

  • Debian GNU/Linux, with Linux 2.6.32-5-686
    • Este é o modo de inicialização padrão, que carrega a interface gráfica inclusive, se tiver sido instalada.
  • Debian GNU/Linux, with Linux 2.6.32-5-686 (recovery mode)
    • Modo de recuperação do sistema, no qual você pode efetuar logon como usuário root para realizar tarefas de manutenção diversas.

Selecione o modo de inicialização padrão e pressione “Enter” para continuar.

Linux - 37.JPG


Aguarde enquanto o sistema é inicializado:
Linux - 38.JPG


Após a inicialização do sistema, aparecerá a tela de logon. Clique no seu nome de usuário e digite a senha para entrar no sistema. Note que não é possível efetuar logon como usuário root nesta tela, somente como usuário normal.
Linux - 39.JPG


Após digitar a senha, clique em “Iniciar sessão” para completar o processo de logon.
Linux - 40.JPG


Agora você poderá ver a área de trabalho do sistema Linux Debian. Em nosso caso, estamos usando a interface gráfica Gnome, como pode ser visto na ilustração a seguir:

 
© 2013 Bóson Treinamentos