|
Para instalar uma distribuição Linux primeiramente precisamos obter uma cópia do sistema operacional. Isso pode ser feito gratuitamente no site da distribuição, que em nosso caso é www.debian.org. Você pode baixar imagens de diversos tipos, incluindo imagens para CD, DVD, pendrive, instalação via rede, Live Install, ou simplesmente um ISO para instalação em máquina virtual.
Vamos proceder à instalação do sistema operacional Debian 6.0.4 através de um CD/DVD. O processo de instalação em máquina virtual é idêntico. Insira a mídia que contém a imagem para instalação em seu leitor de CD/DVD e inicie (ou reinicie) o computador.
Não se esqueça de configurar o computador para iniciar (“dar boot”) a partir do CD/DVD na BIOS do sistema.
A mídia será lida e aparecerá a tela a seguir. Escolheremos “Graphical Install” para procedermos a uma instalação com modo gráfico. Pressione “Enter” após realizar a seleção (por meio das setas de direção do teclado).

Na próxima tela escolha o idioma de sua preferência para o sistema. Escolheremos “Português do Brasil” e clicaremos em “Continue”.

Agora escolha sua localidade. Escolheremos “Brasil”. Clique em “Continuar” (Note que a partir de agora o texto aparecerá em português).

Na próxima tela escolha o layout de seu teclado. O mais comum é “Português Brasileiro (layout ABNT2)”. Clique em “Continuar”.

Os componentes do instalador serão carregados a partir da mídia. Aguarde alguns instantes:

O sistema tentará configurar a rede automaticamente via protocolo DHCP. Aguarde enquanto a operação é realizada.

Caso o servidor DHCP não esteja presente ou não responda, você pode configurar a rede manualmente. Neste caso entre com o endereço IP que será atribuído ao computador:

Na tela seguinte entre digite a máscara de sub-rede que será utilizada. Clique em “Continuar”.

Insira o gateway padrão na próxima tela (endereço do roteador conectado à rede local). Clique em “Continuar”.

Na próxima tela configure o servidor DNS (servidor de nomes). Você pode inserir até três servidores DNS nesta tela, separando-os por espaços. Caso você não use servidor DNS, deixe a tela em branco. Clique em “Continuar”.

Na próxima tela digite um nome para a máquina. Usaremos para exemplificar o nome “debian”. Clique em “Continuar”.

Na próxima tela configure o nome de domínio de sua rede, se houver. Caso você não esteja conectado a uma rede com domínio, pode usar qualquer nome. Clique em “Continuar”.

Agora iremos inserir uma senha para o usuário Root. Este usuário é o principal usuário do sistema, com poderes de Administrador, e sua senha deve ser escolhida cuidadosamente. Certifique-se de não esquecer esta senha, ou será impossível administrar o sistema posteriormente.
Repita a senha no campo abaixo para verificação e clique em “Continuar”.

Vamos agora criar um usuário comum para utilizar o sistema depois de instalado. É recomendável que você efetue logon sempre com um usuário comum por motivos de segurança. Digite o nome completo do usuário – por exemplo, “Ana” - e clique em “Continuar”.

Agora digite um nome de logon para o usuário criado. Este será o nome da conta do usuário, que será utilizado para efetuar logon no computador. Digite o nome e clique em “Continuar”.

Na próxima tela, escolha uma senha para o novo usuário e repita-a no campo inferior. Clique em “Continuar”.

Aguarde agora enquanto o sistema tenta obter o horário a partir de um servidor de hora na rede. É recomendável que haja acesso à Internet durante a instalação.

Ajuste o fuso horário selecionando a cidade onde você se encontra. Caso sua cidade não apareça na lista, selecione a cidade mais próxima do local onde você vive, ou uma cidade que possua o mesmo fuso horário. Clique em “Continuar”.

Agora é a hora de particionar os discos rígidos de seu computador. Você pode optar por diversos métodos de particionamento. Como se trata de nossa primeira instalação, usaremos o método mais simples, que é “Assistido – usar o disco inteiro”. Clique em “Continuar”.

Na próxima tela aparecerão os discos detectados em seu computador. Selecione o disco onde o sistema será instalado e clique em “Continuar”.

Agora selecionaremos o esquema de particionamento. Há três opções disponíveis:
- Todos os arquivos em uma partição
- Partição /home separada
- Partições /home, /usr, /var e /tmp separadas.
Usaremos o primeiro esquema (todos os arquivos em uma partição – para iniciantes). Clique em “Continuar”.

Verifique agora se as opções selecionadas estão corretas e selecione “Finalizar o particionamento e escrever as mudanças no disco”. Clique em “Continuar”. Veja que devem aparece pelo menos duas partições: uma primária (ext3) e uma lógica (swap). Caso contrário, volte e reveja as opções configuradas.

Para finalizar o particionamento e proceder à instalação do sistema, clique em “Sim” na opção “Escrever as mudanças nos discos”, e clique em “Continuar”.

Aguarde enquanto o sistema básico é instalado. Essa operação pode levar vários minutos, dependendo da configuração de hardware de sua máquina.

Se você possuir outros CDs/DVDs para instalação, clique em “Sim” na próxima tela, e os insira conforme for solicitado. Caso contrário, clique em “Não” (nosso caso) e clique em “Continuar”.

Agora você pode configurar um espelho de rede para que o sistema possa baixar automaticamente pacotes necessários á instalação do sistema. É recomendável usar um espelho de rede, principalmente se você planeja instalar um ambiente grafico de área de trabalho. Selecione “Sim” (conexão à Internet necessária) e clique em “Continuar”.

Aguarde agora enquanto o gerenciador de pacotes é instalado.

Aguarde agora enquanto softwares diversos são instalados.

Na próxima tela você pode decidir se deseja participar do concurso de utilização de pacotes, que é apenas uma estatística sobre os pacotes mais utilizados em seu sistema que é enviada aos desenvolvedores da distribuição.
Selecione se deseja participar e clique em “Continuar”.

A próxima tela é muito importante. Nela, escolheremos algumas coleções de software adicionais para serem instaladas no sistema. Em nosso caso, escolheremos os seguintes itens:
- Ambiente de Trabalho Gráfico
- Servidor Web
- Servidor de Impressão
- Servidor DNS
- Servidor de Arquivos
- Servidor SSH
- Utilitários standard do sistema.
Note que, quanto mais itens forem selecionados aqui, mais pacotes serão baixados da Internet.
Clique em “Continuar”.

Aguarde enquanto o software selecionado é baixado da Internet e instalado em seu sistema. Essa operação pode levar vários minutos, até algumas horas, caso sua conexão à Internet seja muito lenta.

Na próxima tela você pode especificar um nome para o grupo de trabalho ou domínio para a configuração do Samba Server. Veremos em um capítulo posterior qual a finalidade e como configurar o servidor Samba. No momento, aceite a configuração padrão (Workgroup) e clique em “Continuar”.

Aguarde enquanto o software é instalado.

Na próxima tela você será perguntado se deseja instalar o carregador de inicialização GRUB no registro mestre de inicialização. Selecione “Sim” e clique em “Continuar”.

Aguarde enquanto o GRUB é instalado no sistema.

Agora a instalação está completa. Retire a mídia do drive de CD/DVD (ou remova a imagem virtual) e clique em “Continuar” para reiniciar automaticamente o sistema.

Durante a Inicialização aparecerá uma tela com as duas opções a seguir:
- Debian GNU/Linux, with Linux 2.6.32-5-686
- Este é o modo de inicialização padrão, que carrega a interface gráfica inclusive, se tiver sido instalada.
- Debian GNU/Linux, with Linux 2.6.32-5-686 (recovery mode)
- Modo de recuperação do sistema, no qual você pode efetuar logon como usuário root para realizar tarefas de manutenção diversas.
Selecione o modo de inicialização padrão e pressione “Enter” para continuar.

Aguarde enquanto o sistema é inicializado:

Após a inicialização do sistema, aparecerá a tela de logon. Clique no seu nome de usuário e digite a senha para entrar no sistema. Note que não é possível efetuar logon como usuário root nesta tela, somente como usuário normal.

Após digitar a senha, clique em “Iniciar sessão” para completar o processo de logon.

Agora você poderá ver a área de trabalho do sistema Linux Debian. Em nosso caso, estamos usando a interface gráfica Gnome, como pode ser visto na ilustração a seguir:

|