Samba 4 – Como AD / DC – Parte 01
Samba 4 – Como AD / DC
SAMBA SERVER
O Samba 4 é um software servidor open source, desenvolvido inicialmente por Andrew Tridgell no ano de 1991 a fim de garantir a interação e compartilhamento de recursos entre sistemas heterogêneos. Em 1992 o código do Samba foi disponibilizado nos servidores da Universidade Nacional da Austrália (server 0.1), já que Tridgell na época era estudante de PhD em Ciências da Computação naquela instituição.
Antes de ter o nome oficial “SAMBA” que se deu com a versão 1.6.05, datada de abril de 1994, o software era conhecido por “server” e “smbserver”.
Com a evolução do código, o Samba passou a agregar outras funcionalidades, indo muito além do simples compartilhamento de arquivos assumindo um papel mais completo e complexo nas redes corporativos.
Seguem no quadro 1 abaixo as principais mudanças realizadas no software até a versão 3.0:
Atualmente o SAMBA está na versão 4.*.* e teve o seu código reescrito por completo do zero, o que trouxe inovações que eram muito esperadas como as tecnologias do Active Directory (AD) da Microsoft; houve também mudanças na interação entre os serviços OpenLDAP, Kerberos e de DNS, o qual passou a ser integrado ao software e pode ser configurado internamente ou com um plugins BIND ou BIND DLZ; esta reestruturação equiparou o servidor Samba 4 aos servidores da Microsoft, outorgando a um servidor open source o mesmo status de um Windows Server 2008 R2.
Outro aspecto que merece destaque é em relação a gerência dos recursos do AD, que foi facilitada com a utilização da ferramenta para gerenciamento remoto da microsoft (RSAT) que pode ser instalada em uma máquina Windows.
Há também a possibilidade de implementação de Group Policy (GPO), entre outros recursos avançados. O servidor Samba 4.*.* é estável podendo ser utilizado sem maiores dificuldades, principalmente em ambientes que se utilizam de cópias não autorizadas, ou em projetos que não dispõe de aporte financeiro para a compra de licenças proprietárias.
As principais diferenças entre o Samba 4 e o Windows Server seguem no quadro 2 abaixo:
Pelo quadro 2 acima, é possível perceber que a utilização do Samba 4 como AD/DC é perfeitamente possível, bastando para tal baixar, instalar e configurar corretamente o servidor.
Nas próximas publicações explicarei o passo a passo para a instalação e configuração do Samba 4 como controlador de domínio e servidor de arquivos.
bom dia, quando colocará a parte 2? dificuldade em saber a sequencia de processos antes e depois de provisionar o samba, usando debian 8.5.0
Renato, estou terminando os teste para manda o texto para o Professor Fábio avaliar e publicar.
Muito bom a introdução ao Samba 4x.
Que bom que tenha gostado. Espero que os próximos também possam ser de grande valia.
Olá, tem previsão de quando sai a próxima etapa do conteúdo, estou precisando de uma enorme ajuda, e o artigo do site será de enorme ajuda.
Samba 4 – Como AD / DC – Parte 01
Muito bem explicado.Material de excelente qualidade.Parabéns. Sob a aprovação do Professor Fábio tudo sai muito bom.
Boa tarde!!!
Escelente material.
A parte 02 ainda não saiu?
Abraços
Será quem video aula ensinando a configuração do AD no linux ubuntu