O que é o Intel Quark
Intel® Quark™
O Intel Quark é uma família de SoCs (“System-on-chips”) de arquitetura de 32 bits da Intel, que são projetados para terem um baixíssimo consumo energético e também um tamanho físico reduzido, sendo chips que visam a mercados como IoT (Internet das Coisas), sistemas embarcados (embedded systems) e dispositivos vestíveis (wearables), onde o consumo de energia e form factor tem muita importância. São baseados no chip Pentium original.
Um SoC é um circuito integrado que integra todos os componentes de um computador (ou outro sistema eletrônico) em um único chip. São chips muito parecidos com microcontroladores, porém, possuem processadores mais poderosos, que podem inclusive executar softwares complexos como sistemas operacionais (Windows, Linux, etc).
Os chips dessa linha, de codenome “Clanton”, possuem algumas características peculiares, sendo as mais marcantes:
- Ausência de suporte a conjuntos de instruções SIMD (MMX, SSE, etc)
- Clock de 400 MHz (nos modelos atuais, 2015)
- Núcleos (Cores): 01
- Cache L2 16 KB
- Controladora de memória RAM DDR3-800, com suporte a ECC
- RAM: de 128 MB a 2 GB
- Potência dissipada total: 2,2W
- Socket: FC-BGA11E
- Dimensões: 15mm x 15mm
- Interfaces Ethernet: 02
- Suorte a barramento PCI Express
- USB 2.0, SD/SDIO/eMMC
- SPI, UART e I2C/GPIO
- Temperatura de operação: de -40ºC a +85ºC
- Custo: Entre 9 e 15 dólares
Um Datasheet com as especificações completas do Intel Quark pode ser obtido aqui (PDF, 934 páginas). O diagrama de blocos do chip pode ser visto na figura abaixo:
Os núcleos dos chips Quark são menores do que os de um Intel Atom típico, com cerca de 1/5 do tamanho desses cores, consumindo até um décimo da potência consumida por eles. O primeiro chip da família, o X1000, foi apresentado durante o Intel Developer Forum de 2013, em San Francisco, Califórnia.
Aplicações
As principais aplicações dos SoCs Quark estão nas áreas automotiva, industrial e de energia. Os chips são componentes chave das sistemas de desenvolvimento Intel Galileo, Intel Edison e Intel Curie, e da futura placa Arduino 101 (Genuino 101 fora dos EUA).
Escreva um comentário